Os Signos Astrológicos
Famosos signos astrológicos tão popularizados pela mídia, são um importante simbolismo mas que, se interpretado de forma simplista, pode trazer vários equívocos na delineação de um mapa astral.
ASTROLOGIA
Você sabe por que são 12 os signos do zodíaco? Eles foram escolhidos como símbolos, a palavra horóscopo significa "mostrador de horas". É portanto um mapa ou diagrama do céu que tinha como finalidade marcar o tempo. Das 88 constelações existentes, 17 foram catalogadas por estarem distribuídas na ecliptica - a zona por onde caminham os astros. O zodíaco é lunissolar, então escolheu-se 12 signos para representar estes períodos, já que temos aproximadamente 12 lunações no decorrer de um ano. Cria-se uma circunferência, dividida em 12 partes iguais, de 30 graus cada. Esta é uma divisão ideal, que corresponde à perfeição, e de forma simbólica organiza o tempo de acordo com as estações do ano. São 12 os signos e temos 4 estações, que implica em 3 signos por estação.
Repetindo, pois essa é uma das coisas mais importantes deste artigo e da astrologia como um todo. Os signos são símbolos - que não querem dizer nada isoladamente. Não são entidades que pensam, falam, se relacionam. O signo solar, ou o signo no qual estava o Sol no momento do nascimento, ficou muito popular com a mídia, que criou formas genéricas e simplistas de disseminar o conhecimento astrológico. Mas um Sol em Libra é completamente diferente de um Saturno em Libra. Um Marte em Escorpião é muito diferente de uma Lua em Escorpião. E mais do que isso, as Casas Astrológicas nas quais estão os signos mudam completamente seus significados. Uma casa 4 em Libra é muito diferente de uma casa 4 em Libra, com Marte na 4 e a regente Vênus em Virgem. Faço então este artigo para fins didáticos, compreendam o signo como um símbolo, como a roupa que o astro veste, e não como algo separado de um todo.
É preciso pensar primeiramente nas qualidades destes signos. Primeiramente, pela quadruplicidade. Lembram que os signos marcam as estações? Os signos cardinais iniciam uma estação, são eles: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, e representam eventos de natureza rápida e efêmera. Signos cardinais rompem com o passado, representam iniciativa, atividade, ambição, entusiasmo e independência. Os signos fixos consolidam a estação, são eles Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Representam eventos que se cristalizam, que perduram, que têm durabilidade. Firmemente estabelecidos, são determinados, concentrados, estáveis, resolutos, inflexíveis, seguros. Já os signos mutáveis representam o fim da estação, e estão prontos para encerrar, se adaptar, flexibilizar e planejar o futuro. São eles Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. São versáteis, engenhosos, sutis, simpáticos, inconstantes, complexos, agem ora como cardinais e hora como fixos, de idas e vindas, de característica mista, que pode cristalizar ou dissolver conforme a necessidade.
Outra importante classificação é pela polaridade, masculina vs feminina, ou yang vs yin. Os signos ativos, de polaridade positiva ou natureza masculina são os signos de ar e fogo, áries, gêmeos, leão, libra, sagitário, aquário. Eles agem, criam oportunidades, empregam uma força no mundo. E os signos receptivos, de polaridade negativa ou femininos são os signos de terra e água, ou seja, touro, câncer, virgem, escorpião, capricórnio e peixes. Estes reagem, esperam pelas oportunidades, recebem do meio.
Também caracterizamos os signos pelos elementos da natureza, água, terra, fogo e ar. Os signos de água são frio e úmidos, são emotivos, apoiadores, receptivos, intuitivos, responsivos. Variam de humor, se adaptam e são influenciados pelo ambiente. São eles Câncer, Escorpião e Peixes. Os signos de terra são práticos, realistas, conservadores, pragmáticos, sensatos, pacientes, materialistas. São eles Touro, Virgem e Capricórnio. Os signos de fogo são ardentes, entusiasmados, espontâneos, ativos, confiantes, autossuficientes, vigorosos, autoritários. São eles Áries, Leão e Sagitário. E os signos de Ar são racionais, intelectuais, comunicativos, mentais, objetivos, idealistas, de mente aberta e sem preconceitos. São eles Gêmeos, Libra e Aquário.
Compreendendo estas classificações básicas, é possível compreender melhor cada signo em si. Existem outras características, podemos classifica-los pela fertilidade, pela voz, pela humanidade ou animalidade, mas sabendo sua polaridade, quadruplicidade e qualidade primordial da natureza é possível ter bastante informação para compreensão de seu simbolismo.
Áries: primeiro signo do zodíaco, é de natureza colérica. Fogo cardinal, representa o início da primavera, quando a vida renasce. É ágil, impulsivo, orgulhoso, revolucionário, pioneiro, corajoso, independente, impaciente, explosivo, bélico, agressivo. Regido pelo planeta Marte, é oposto à Libra.
Touro: de natureza melancólica, terra fixa, que representa a consolidação da primavera, seu conforto, prazer e estabilidade. É pacato, seguro, teimoso, sempre em busca dos prazeres sensoriais, confiável, sensual, resistente, apegado, prático, artístico, leal, possessivo e materialista. Regido pelo planeta Vênus, é oposto à Escorpião.
Gêmeos: é de natureza sanguínea, ar mutável, representa o fim da primavera. É ágil, curioso, agradável, perspicaz, literário, expressivo, inventivo, inquieto, sem concentração ou resistência, mas ágil em pensamento e percepção. Signo múltiplo, variável, inconstante, divertido, engenhoso, cambiável. Regido pelo planeta Mercúrio, é oposto à Sagitário.
Câncer: de natureza fleumática, água cardinal, representa o início do verão, quando a vida renasce. Traz modos receptivos, maternal, protetor, empático, criativo, nostálgico, sensível, moralista, tímido, medroso, em busca da fartura, doméstico, tenaz, intuitivo, oscilante em humor, magoa-se com facilidade. Regido pela Lua, é oposto à Capricórnio.
Leão: de natureza colérica, fogo fixo, representa a consolidação do verão. É orgulhoso, majestoso, ambicioso, criativo, generoso, romântico, teatral, vaidoso, arrogante, violento, enérgico, chamativo, autocentrado, líder, paternal. Regido pelo Sol, é oposto à Aquário.
Virgem: de natureza melancólica, terra mutável, representa o fim do verão. É analítico, criterioso, justo, racional, prático, moderado, estratégico, discriminativo, visa o aprimoramento e o desenvolvimento, perfeccionista, exigente, científico, metódico, diligente e estudioso. Regido pelo planeta Mercúrio, é oposto à Peixes.
Libra: de natureza sanguínea, ar cardinal, representa o início do outono. É cooperativo, humano, sofisticado, gentil, relacional, imparcial, artístico, diplomata, sociável, refinado. Pondera antes de agir ou decidir, atento à demanda externa, justo, visa o equilíbrio e a harmonia. Regido pelo planeta Vênus, é oposto à Áries.
Escorpião: de natureza fleumática, água fixa, representa a consolidação do outono, quando vemos que a abundância primaveril não dura para sempre. É obstinado, controlador, sensível, rancoroso, articulado, investigador, transformador do meio, cirúrgico, persuasivo, realizador, penetrante e consistente. Regido pelo planeta Marte, é oposto à Touro.
Sagitário: de natureza colérica, fogo mutável, que representa o fim do outono, quando precisamos de otimismo para enfrentar o inverno. É verdadeiro, filosófico, amante da liberdade, generoso, otimista, entusiasmado, exagerado, impaciente, inclinado a discussões. Aventureiro e passional, busca as coisas do alto, e oscila entre a selvageria do cavalo e a sofisticação do ser humano. Regido pelo planeta Júpiter, é oposto à Gêmeos.
Capricórnio: de natureza melancólica, terra cardinal, que representa o inicio do inverno e a maturidade necessária para a estação. É resistente, metódico, envelhecido, maduro, conciso, responsável, obscuro ou pouco expressivo, moderado, excludente, cauteloso, tradicional, inibido, econômico e trabalhador. Regido pelo planeta Saturno, é oposto à Câncer.
Aquário: de natureza sanguínea, ar fixo, que representa a consolidação do inverno. É independente, inventivo, racional, tolerante, progressista, científico, lógico, humano, intelectual, rebelde, imprevisível, radical, impessoal, com visão ampla de tempo e espaço, servil, distante e discreto. Regido pelo planeta Saturno, é oposto à Leão.
Peixes: de natureza fleumática, água mutável, representa o fim do inverno, quando renasce a esperança. É criativo, sensível, espiritual, afetuoso, desapegado, fértil, romântico, adaptável, compassivo, doador, intuitivo, artístico e sem praticidade. Regido pelo planeta Júpiter, é oposto à Virgem.
Esse conjunto de características tem como objetivo deixar mais tangível o tom de cada signo, mas lembrem-se de que cada planeta se comportará de uma forma neste ambiente. Por exemplo, o Sol, que é a unidade, o self, indivisível, fica desconfortável em Libra, no qual precisa considerar o outro, as vontades do outro, ceder e equilibrar. O Sol se exalta em Áries, o Rei é muito bem recebido na casa do Guerreiro, e portanto tem queda em Libra, terras da diplomática Vênus. Diferente de Saturno, que todo justo, fica muito confortável em Libra. Um outro exemplo, Vênus, planeta do amor, em Peixes, está exaltada! Já em Virgem, onde tudo é prático, realista, discriminador, ela se sente humilhada, a ponto de perder a espontaneidade. Mercúrio, planeta da lógica, da razão, do intelecto, rege e se exalta em Virgem, mas em Peixes, se perde em toda sua confusão imaginativa, idealista e irreal. Então, não se deve generalizar nenhum signo, tudo depende do astro que ali se encontra, da casa que ele rege, dos aspectos que faz....
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como essas características se manifestam na sua vida, agende agora mesmo uma consulta para a interpretação completa do seu Mapa Astral!